segunda-feira, 13 de junho de 2016

Planejamento Penitenciária Industrial de Joinville

A Professora Carla, coordenou uma visita técnica para os alunos da disciplina de Planejamento Estratégico, para a Penitenciária Industrial de Joinville, localizada na Rua Boehmervald, n 4620, Bairro Parque Guarani. Inaugurada em 17 de Julho 2005, com o atual Presidente João Renato Schiitter é a primeira penitenciarias do Estado e uma das primeiras do país a ser administrada pelo sistema de cogestão, tem o maior índice de apenados trabalhando, 57%, são mais de 9,3 mil reeducandos em oficinas e fabricas e 1,5 mil estudando, abriga  674 apenados, 494 no regime fechado e 180 no regime semiaberto. Desse total, 368 estão em atividades laborais, 268 no regime fechado e 100 no regime semiaberto.


O principal objetivo é a reintegração social com a recuperação total dos apenados por meio do trabalho e educação. Para isso dispõe de aulas dentro da Penitenciaria, trabalho remunerado com redução da pena (a cada três dias trabalhados reduz um da pena), existem empresas parceiras como: Tigre e Ciser.



Para melhor entendimento dos princípios e dimensões do planejamento, identificamos dentro da administração da Penitenciária: 

PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO
Contribuição com os objetivos: Reintegração social com a recuperação total dos apenados por meio do trabalho e educação.
Precedência do planejamento: a administração esta a frente para o alcance dos objetivos, a opção pela cogestão tem contribuído no alcance dos objetivos.
Maiores influência e abrangência: a tecnologia usada, a parceria com empresas e a didática das aulas contribui nas modificações das atividades da empresa.
Maior eficiência e eficácia: reintegrar apenados com recursos/parcerias disponíveis, reduzindo custos com ajuda dos presos na limpeza, cumprindo com o objetivo para obter o resultado esperado e ser reconhecida positivamente pelas ações ao longo do tempo.


DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO
Tema: reintegração social com a recuperação total dos apenados por meio do trabalho e educação.
Elementos: programa de Humanização com as boas condições da prisão, limpeza, roupas, higiene pessoal alimentação, infraestrutura, agentes qualificados, atendimentos médicos e odontológico, segurança e disciplina.
Tempo: longo prazo.
Unidade Organizacional: o sucesso de Joinville levou o governo catarinense a criar mais três unidades semelhantes no Estado, em Itajaí, Tubarão e Lages. 

Característica do Planejamento: são ações complexas, de qualidade, com planejamento estratégico, publicas, econômico e formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário