sexta-feira, 10 de junho de 2016

Princípios do Planejamento

Para que os objetivos almejados pela organização tenham sucesso, é preciso que o planejamento siga alguns princípios gerais e específicos, estes permitirão que as decisões sejam mais assertivas ao longo do cumprimento das ações.


Princípios Gerais:

- Contribuição aos Objetivos: o planejamento esta voltado para os objetivos máximos da empresa que estão organizados hierarquicamente;

- Procedência no Planejamento: neste princípio o planejamento demonstra ser uma função administrativa que vem antes das demais, ou seja, em qualquer processo administrativo o planejamento deve estar antes de qualquer decisão.

- Maiores influências e abrangências: este princípio permite que algumas mudanças sejam feitas na organização, pois leva em consideração as atividades e processos que tem maior influências e abrangências na empresa podendo assim trazer maiores modificação para a empresa. Essas mudanças podem ser tanto na parte de pessoas (treinamentos, transferência de função, substituição, etc), quanto a parte de tecnologia (inovação nos procedimentos) e sistema (alteração nas responsabilidades, padronizações, comunicação, etc).

- Maior eficiência, efetividade e eficácia: o planejamento busca envolver os três termos.


EFICIÊNCIA: significa fazer as coisas de maneira correta, produzir ao máximo com o mínimo de recursos, tempo e desperdício possível.

EFICÁCIA: esta relacionado ao alcance do resultado pretendido com o resultado obtido, esforço para atingir uma meta ou objetivo. 

EFETIVIDADE: relaciona o resultado com o objetivo almejado. É junção das anteriores - realizar uma ação (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).


Princípios Específicos:

- Planejamento Participativo: o planejamento traçado deve ser desenvolvido por todas as áreas pertinentes.

- Planejamento Coordenado: todos os processos do planejamento devem ser correlacionados entre si.

- Planejamento Integrado: uma vez que os objetivos da empresa tem origem de cima para baixo e são alcançado de baixo para cima dentro da organização, então todos os níveis hierárquicos devem estar interligados em si para que o objetivo possa ser atingido.

- Planejamento Permanente: todo processo de planejamento deve ser continuo, pois com o passar do tempo e suas circunstâncias, as ações devem ser modificadas, revisadas a fim de buscar um novo plano que beneficie a organização.


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